Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Conseguir investimentos de 'tubarões'? "É como conhecer pessoas num bar"

Uma das figuras mais conhecidas da versão norte-americana de 'Shark Tank' garante que o segredo de conseguir receber dinheiro de investidores está em causar uma excelente primeira impressão.

Conseguir investimentos de 'tubarões'? "É como conhecer pessoas num bar"
Notícias ao Minuto

07:00 - 27/05/17 por Bruno Mourão

Economia Barbara Corcoran

Barbara Corcoran é especialista no mercado imobiliário, mas a vida de negócios já não tem segredos para uma das figuras mais conhecidas do elenco original do programa norte-americano 'Shark Tank' (em português, 'Lago dos Tubarões'). 

Ao longo de décadas de investimentos, a empresária criou um império de muitos milhões, construído com apostas certas em projetos de grande potencial. Questionada pelo Business Insider sobre como toma as decisões, principalmente quando tem tão pouco tempo para conhecer as pessoas e os projetos como no programa, Barbara Corcoran explicou como vê o mundo dos investimentos: "É como conhecer pessoas num bar: o segredo está em criar uma boa primeira impressão". 

"Dantes, as mães costumam ensinar algumas coisas básicas e cruciais, mas hoje em dia não sei quem ensina isso", começa por dizer a empresária, antes de ser mais específica: "Têm de ter uma boa postura, isso é subvalorizado. Quando vejo alguém a entrar na sala e está curvado, eu interpreto isso como falta de confiança". 

"Olhar para as pessoas nos olhos cria muita confiança. Há políticos que são treinados para olhar as pessoas nos olhos e ganhar confiança que não merecem, mas se não olharem as pessoas nos olhos, podem crer que não confiam em vocês. Às vezes nem é algo em que pensam conscientemente, mas se não houver contacto visual direto, ficamos logo a pensar duas vezes." 

"Além disso, têm de se apresentar de acordo com a ideia que estão a tentar passar. Lembro-me de uma vez em que um empresário disse no programa que queria criar o maior império de venda de camarão do mundo, e eu fiquei fora quase de imediato. Porquê? Porque enquanto ele nos dizia como era organizado e como funcionava o negócio, estava com um avental cheio de manchas e todo enrugado. Eu só pensava: ' Ele está com na televisão com um avental sujo e a dizer-me como é organizado?! Não me parece que deva investir'", explica Barbara Corcoran. 

Além da primeira impressão, há uma característica que a empresária define como crucial: a capacidade de comunicar. 

"Se conseguirem explicar a vossa paixão e a vossa ideia de forma clara e sucinta, vão conseguir que os 'tubarões' mordam o isco. Se não conseguirem fazer isso, nós vamos fazer 50 mil perguntas e vão sair de bolsos vazios. Se não souberem comunicar, nunca vão vender nada e se não conseguirem vender nada, não há negócio. A capacidade de comunicar é a qualidade mais importante de todos os grandes empreendedores."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório