Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

FMI elogia reformas do Governo grego apesar de fracasso negocial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou hoje as reformas adotadas pela Grécia e considerou que foram feitos avanços para um alívio da dívida, apesar de ainda não ter sido alcançado um acordo.

FMI elogia reformas do Governo grego apesar de fracasso negocial
Notícias ao Minuto

18:50 - 23/05/17 por Lusa

Economia Grécia

Os gregos aprovaram um programa "bastante forte" na semana passada, "é exatamente o que queremos, dado que aborda questões sensíveis como o sistema de pensões de reforma e os impostos", disse o chefe do departamento do FMI para a Europa, Poul Thomsen, em declarações aos jornalistas em Bruxelas.

As declarações do responsável do FMI foram feitas um dia depois de os 19 ministros das Finanças da zona euro não terem chegado a acordo sobre o alívio da dívida grega e sobre a entrega à Grécia de novas prestações do empréstimo concedido ao país em 2015, o terceiro desde 2010.

"Para nós, para avançar, é preciso que as reformas sejam completadas com um pacote de alívio da dívida grega, fizemos progressos, mas ainda não chegámos ao objetivo", constatou Thomsen.

"Continuamos a pensar que é preciso mais realismo e que é preciso dar mais detalhes" sobre o alívio, acrescentou.

Segundo o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a reunião permitiu chegar a acordo sobre a trajetória orçamental da Grécia até 2022.

Na segunda-feira ficou definido que o excedente orçamental primário (sem os encargos com a dívida) da Grécia deve situar-se em 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) não só em 2018, ano em que termina o programa de resgate, mas nos quatro anos seguintes, até 2022.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório