Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Não houve um aumento do emprego tão grande desde o início do século"

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, sublinhou hoje que Portugal conheceu no último ano um "aumento recorde" do emprego e um crescimento nas exportações, ao mesmo tempo que aumentou o salário mínimo nacional.

"Não houve um aumento do emprego tão grande desde o início do século"
Notícias ao Minuto

20:44 - 19/05/17 por Lusa

Economia Caldeira Cabral

"Estivemos um ano inteiro a ouvir que o aumento do salário mínimo levaria a uma quebra da competitividade das exportações e a uma redução do emprego. Tivemos um aumento do salário mínimo e um aumento recorde do emprego, não houve um aumento do emprego tão grande desde o início do século, e estamos a ter um crescimento das exportações como não se verificava há mais de seis anos", referiu.

Caldeira Cabral reagia assim ao estudo, hoje apresentado, dos economistas Pedro Portugal e Olivier Blanchard, que defende que um aumento do salário mínimo como previsto e prometido pelo Governo português terá "efeitos adversos no emprego", sobretudo para os trabalhadores pouco qualificados, "a menos que as contribuições sociais sejam reduzidas".

"As pessoas sabem perceber o que é que os números dizem e sabem fazer as contas", contrapôs o ministro da Economia.

Manuel Caldeira Cabral falava em Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, à margem de uma visita às futuras instalações do grupo Prozis, um investimento de 12 milhões de euros que irá criar uma centena de postos de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório