Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro da Economia diz que Portugal está a ter um crescimento "robusto"

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje que Portugal "está a ter um crescimento extremamente saudável, robusto", sublinhando que o Governo está a trabalhar para que a tendência se mantenha nos próximos anos.

Ministro da Economia diz que Portugal está a ter um crescimento "robusto"
Notícias ao Minuto

20:31 - 19/05/17 por Lusa

Economia Caldeira Cabral

"Portugal conseguiu nestes últimos três trimestres não só acelerar o crescimento, mas também acelerar o crescimento das exportações e do investimento, e, portanto, está a ter um crescimento extremamente saudável, robusto, e o que queremos é continuar a trabalhar para que continue a ser forte e se mantenha neste ano e nos que se seguem", referiu.

Caldeira Cabral, que falava em Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, à margem de uma visita à futura unidade de produção da Prozis, reagia assim às declarações do economista francês Olivier Blanchard, que aconselhou "cautela" em relação ao crescimento de Portugal no primeiro trimestre deste ano, alertando que "não vai durar".

"Portugal está há três trimestres a ter uma aceleração do crescimento", contrapôs o ministro da Economia.

Lembrou que em inícios de 2016, quando o atual Governo entrou em funções, Portugal estava a crescer "claramente abaixo" da média da União Europeia, enquanto atualmente está a crescer "muito acima" daquela média.

"Estamos a ter um crescimento muito positivo, um crescimento muito acima do que eram as previsões das agências internacionais há seis meses, mais do dobro em alguns casos", enfatizou.

Para o ministro, o crescimento português "superou todas as expectativas", mas o Governo vai "continuar a lançar medidas" para que a tendência continue "neste e nos próximos anos".

Caldeira Cabral escusou-se a comentar as declarações proferidas na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse que "é uma hipótese que não está afastada" Portugal conseguir este ano um crescimento económico à volta de 3,2% e um défice de 1,4%.

"Não vou comentar declarações do Presidente da República, até porque me parece que foram num contexto privado", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório