Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Associação do calçado aponta setor como exemplo de resiliência

O presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), Luís Onofre, considerou hoje que o setor do calçado é um "exemplo de resiliência" na economia portuguesa e pode ser "um chamariz" para jovens que emigraram.

Associação do calçado aponta setor como exemplo de resiliência
Notícias ao Minuto

18:23 - 19/05/17 por Lusa

Economia Economia

Em declarações à agência Lusa, à margem de um 'Open Day', promovido pelo grupo Kyaia para apresentar os projetos HSSF e Shoe ID, o também estilista referiu que "o setor do calçado fatura já 2,5 mil milhões de euros. Já não é nenhuma brincadeira. É um exemplo de resiliência na economia portuguesa".

O novo representante dos industriais do calçado, naquele que foi, como o próprio lembrou, o "primeiro evento" como presidente da APICCAPS, referiu que o setor "é uma mais-valia para a economia com um peso que pode ainda ser pequeno, mas que tem tido um crescimento brutal pelo que deve servir de exemplo para outros setores".

Luís Onofre referiu ainda que setores como moda e calçado "podem e devem funcionar como chamariz para jovens, incluindo para aqueles jovens talentos que sairão de Portugal à procura de oportunidades lá fora e que ao fazerem isso também ganharam novos conhecimentos".

O estilista explicou ainda que pretende "atrair para o setor cada vez mais jovens" até porque, explicou, "há uma grande lacuna de uma linha de pensamento jovem".

O projeto HSSF hoje apresentado teve como objetivo "conceber, desenvolver e implementar um novo modelo de fábrica de calçado para resposta ágil em 24 horas, orientado para a produção unitária, par a par, capaz de responder sem 'stocks', às vendas pela internet, às pequenas encomendas e reposições de produtos em loja e ao fabrico rápido das amostras".

Já o projeto Shoe ID visou o "desenvolvimento e implementação das tecnologias RFID conjugadas com sistemas de interatividade e modelos de previsão inovadores, aplicadas à cadeia de valor da fileira do calçado, desde a produção, às redes distribuição e à loja".

Ambos foram desenvolvidos pela Kyaia - Fortunato O. Frederico & Cª, Lda., em consórcio com a Flowmat - Sistema Industriais, Lda., Silva & Ferreira Lda., Creative Systems, Lda., CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda, INESC TEC, FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal os projetos HSSF - High Speed Shoe Factory e Shoe ID.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório