Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bancos cobrarem comissões é "legítimo e normal"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) considerou hoje "legítimo e normal" que os bancos cobrem comissões para cobrirem os custos dos serviços que prestam, tal como acontece em outros setores.

Bancos cobrarem comissões é "legítimo e normal"
Notícias ao Minuto

20:33 - 17/05/17 por Lusa

Economia APB

Num encontro com jornalistas, Fernando Faria de Oliveira afirmou que durante vários anos em Portugal era a margem financeira (diferença entre o que o banco paga de juros nos depósitos e o que cobra de juros nos empréstimos) que cobria grande parte dos custos da banca, mas que com a queda desta, face à dificuldades que os bancos atravessaram, é nas comissões que os bancos procuram mais contributo para as suas receitas.

O responsável pela associação que agrega os principais bancos que operam em Portugal disse que a cobrança de comissões em normal noutros setores de atividade, como em empresas de energia, e destacou que as comissões líquidas do setor bancário caíram 12,6% de 2015 para 2016 (para 2,72 mil milhões de euros), não tendo contudo precisado as justificações dessa queda.

Nos últimos meses tem sido muito falado o aumento das comissões bancárias, com várias instituições a atualizarem os seus precários.

De acordo com contas feitas pela Lusa, divulgadas em final de março, o valor total cobrado em comissões por quatro dos principais bancos a operar em Portugal (Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e Santander Totta) voltou a crescer em 2015 e 2016, invertendo a tendência dos quatro anos anteriores (2010 a 2014), quando estes proveitos registaram quedas consecutivas.

Segundo analistas do setor, as quedas registadas entre 2010 e 2014 deveram-se a uma quebra do negócio bancário, que levou a menos comissões quer nos serviços mais diretamente relacionados com a banca tradicional (menos abertura de processos de crédito ou menos aberturas de conta, por exemplo), quer com menos comissões relacionadas com a atividade de mercados financeiros (operações em bolsa, comissões de corretagem ou custódia de títulos, por exemplo).

Já os dados dos últimos dois anos indicam uma inversão de tendência, que consideraram que deverá continuar, uma vez que nos últimos meses se tem assistido a alterações dos preçários das principais instituições bancárias, com revisões em alta destes, nomeadamente aumentos de comissionamento em atividades bancárias de rotina, como comissões de manutenção de conta ou em transferências de dinheiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório