Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

INE vai confirmar crescimento superior a 2,4%, garante Marques Mendes

Marques Mendes antecipa “boas notícias” do INE, que deve confirmar um crescimento da economia portuguesa no 1º trimestre superior a 2,4%. Acredita que PS, PCP e Bloco de Esquerda vão acordar Orçamento de Estado antes das autárquicas.

INE vai confirmar crescimento superior a 2,4%, garante Marques Mendes
Notícias ao Minuto

23:00 - 14/05/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Marques Mendes

Marques Mendes disse que o INE deverá confirmar amanhã o crescimento superior a 2,4% da economia nacional no 1º trimestre do ano. No seu comentário semanal na SIC, Marques Mendes disse que “as boas notícias vão continuar”, na senda de um fim-de-semana em que Portugal esteve no centro das atenções além-fronteiras por bons motivos.

“Vários observadores e várias organizações vaticinam que o crescimento da economia foi superior a 2,4%. Acho que o INE vai confirmar isto amanhã”. O comentador adiantou ainda o que pode explicar este crescimento económico no início do ano. “Julgo que o INE pode vir a dizer que este bom resultado se deve à maior aceleração das exportações”. Algo que contraria os desejos do governo de um crescimento económico mais sustentado no consumo.

O Orçamento de Estado para 2018 também foi abordado por Marques Mendes, que disse acreditar num entendimento à esquerda. “Acho que não vai haver querela, os três vão acordar o que deve estar no Orçamento de Estado antes das autárquicas mas só o vão divulgar depois”.

No seu comentário ainda houve tempo para deixar críticas à recente promessa de Assunção Cristas, candidata à Câmara Municipal de Lisboa, que prometeu a construção de mais 20 estações de metro para a capital.

Marques Mendes disse que as pessoas não se deixam iludir por este tipo de promessas antes das eleições. “Esta proposta soa a oportunismo. 20, 30 estações de metro é fantástico. Mas quanto custa? Acho que nem a própria Assunção Cristas sabe. Pode custar 3 mil milhões de euros e isto tem de ser estudado. Promessas desta natureza viram-se contra quem as promete, são contraproducentes”.

O fato desta promessa de Cristas fazer lembrar a promessa do governo de Sócrates de construir 30 nova estações de metro em Lisboa, em 2009, antes das autárquicas, mereceu novo reparo de Marques Mendes à candidata do CDS. “Os maus exemplos não devem ser copiados, devem ser banidos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório