Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Da panela para o copo: Há 131 anos foi vendida a primeira Coca-Cola

Uma mistura criada por John Pemberton no próprio quintal fez levantar muitas sobrancelhas, mas ao balcão da farmácia Jacob encontrou um cliente disposto a pagar a módica quantia de cinco centavos para se tornar o primeiro cliente da maior marca de refrigerantes da era contemporânea.

Da panela para o copo: Há 131 anos foi vendida a primeira Coca-Cola
Notícias ao Minuto

13:48 - 08/05/17 por Bruno Mourão

Economia Refrigerante

Maio de 1886. Numa modesta casa na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos da América, John Styth Pemberton juntou vários ingredientes 'secretos' (entre os quais estaria cocaína) numa panela para tentar produzir um medicamento que curasse as dores de cabeça. 

O resultado foi uma substância pastosa, da cor do caramelo e com um sabor adocicado que pedia a mistura com água gaseificada. Ao misturar o xarope, John Pemberton criou uma bebida de sabor único que atraiu a atenção de um cliente da farmácia Jacob; em troca de cinco centavos, um desconhecido levou para casa no dia 8 de maio de 1886 o primeiro exemplar da bebida ainda sem nome que mais tarde se tornaria a famosa Coca-Cola. 

No primeiro ano, foram vendidos apenas 13 copos por dia e as receitas totais do criador cifraram-se nuns modestos 50 dólares, que não chegaram sequer para compensar os 73 dólares que John Pemberton gastou em publicidade. A popularidade não foi a melhor durante oito anos, mas tudo mudou em 1894. 

A vontade de levar a bebida para um piquenique fez com que um comerciante engarrafasse a Coca-Cola pela primeira vez, criando um novo modelo de venda que permitiu uma 'explosão' na popularidade do refrigerante. A famosa garrafa que passou a ser imagem de marca da Coca-Cola foi criada em 1915, com o objetivo de criar uma imagem geral que atraísse o olhar dos clientes. 

Hoje em dia, a Coca-Cola é uma marca global que vai muito além da bebida que criou o império, contando com cerca de 3.500 produtos e vendas a rondar os dois mil milhões de bebidas por ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório