Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CP reduz prejuízos em 2016 para 144,6 milhões de euros

A CP - Comboios de Portugal reduziu os prejuízos em 2016, para os 144,6 milhões de euros, "uma melhoria de 133,9 milhões de euros face ao ano anterior".

CP reduz prejuízos em 2016 para 144,6 milhões de euros
Notícias ao Minuto

18:06 - 03/05/17 por Lusa

Economia Comunicado

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a CP justifica esta evolução dos resultados líquidos com "o reconhecimento, em 2015, do impacto líquido negativo, de cerca de 85 milhões de euros, do acordo de referência para a venda da CP Carga e de responsabilidades passadas decorrentes da consideração dos abonos variáveis no conceito de remuneração usado para cálculo da retribuição de férias e subsídio de férias, no valor de 27 milhões de euros".

A CP sublinha que, sem estes efeitos, "o resultado líquido apresentaria uma melhoria de cerca de 13%".

Quanto ao EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), "manteve-se positivo em 344 milhares de euros, tendo o crescimento dos proveitos de tráfego compensado parcialmente a redução das vendas e serviços prestados à ex-CP Carga (Medway), na sequência da sua privatização".

No relatório, a CP indica que "prosseguiu em 2016 a tendência de crescimento continuado que se verifica desde final de 2013": no ano passado, foram transportados cerca de 115 milhões de passageiros (um acréscimo de 2,5%).

Numa análise por serviços, a CP reportou "importantes acréscimos" nos percursos urbanos de Lisboa e do Porto, destacando o crescimento do longo curso, que aumentou 9,4% face ao ano anterior.

A CP refere também que, apesar de não ter havido aumento dos tarifários, os proveitos de tráfego aumentaram 4,4% em relação a 2015, ultrapassando os 230 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório