Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Prestação da casa indexada às Euribor volta a descer em maio

Os clientes com crédito à habitação vão voltar a pagar menos pela prestação da casa em maio, dados os valores baixos e negativos das taxas Euribor a seis e a três meses.

Prestação da casa indexada às Euribor volta a descer em maio
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/04/17 por Lusa

Economia Previsão

Segundo os cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, vai passar a pagar 465,7 euros a partir de maio. Este valor representa menos 1,63 euros do que o que era pago em novembro.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente pagará 460,06 euros a partir do próximo mês, um valor 0,27 euros abaixo do pago em fevereiro.

Há quase dois anos que as prestações da casa estão a cair ininterruptamente, acompanhando a queda das taxas Euribor. A média mensal da taxa Euribor em abril foi de -0,246% a seis meses e -0,330% a três meses.

Em Portugal, 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório