Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Secretário de Estado destaca importância de 'empresas gazela' na economia

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, realçou na sexta-feira à noite o papel que as 'empresas gazela' (empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento) desempenham no crescimento da economia portuguesa.

Secretário de Estado destaca importância de 'empresas gazela' na economia
Notícias ao Minuto

06:30 - 29/04/17 por Lusa

Economia Nélson de Souza

"Sabemos, por experiência, que aquilo de que os empresários precisam são condições para trabalhar", afirmou Nelson de Sousa, em Coimbra, salientando "a capacidade dos empresários em investir e criar riqueza", promovendo as exportações e o emprego.

O governante, ao enaltecer a ação dos empresários na dinamização da economia, lembrou que a taxa de desemprego em Portugal ronda atualmente os 9,9%, segundo os últimos dados estatísticos.

"É preciso ter estratégia e capacidade risco", bem como "fazer melhor do que os outros conseguem fazer" com as mesmas condições, defendeu.

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão intervinha no encerramento da Gala das Empresas Gazela de 2016, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na antiga igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra.

O número de empresas 'gazela' cresceu de 57 para 87 na região Centro, entre 2015 e 2016, o que traduz um aumento de 53%.

Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC), que pelo quinto ano consecutivo identifica este tipo de empresas.

Para a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, estas empresas "são especiais pelo emprego e pela riqueza que criam na região".

"Temos empresas de diversos setores, desde empresas de base tecnológica a pequenos negócios familiares", segundo Ana Abrunhosa.

Na abertura da III Gala das Empresas Gazela do Centro, para dar as boas-vindas às galardoadas, intervieram Ana Abrunhosa e Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Em termos de distribuição geográfica, as 87 empresas 'gazela' repartem-se por 45 dos 100 municípios do Centro de Portugal, dez das quais em Coimbra, o concelho da região com o maior número destas unidades.

No seu conjunto, sete municípios agregam mais de um terço destas empresas: Marinha Grande (5), Torres Vedras (5), Viseu (5), Caldas da Rainha (4), Guarda (4), Leiria (4) e Ovar (4).

Cerca de 47% das empresas 'gazela' registadas em 2016 foram criadas em 2011 (29%) e 2012 (18%).

"Quase um terço destas empresas desenvolve as suas atividades na indústria transformadora e, em conjunto com as atividades do comércio e da construção (14,9% em ambos os casos), representam cerca de 62% das empresas 'gazela' da região", segundo a CCDRC.

No Centro, o volume de negócios das empresas 'gazela' cresceu 485% entre 2012 e 2015, passando de 46 milhões para 267 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório