Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Infraestruturas de Portugal duplica lucros em 2016

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que fechou o ano 2016 com um lucro de 26,3 milhões de euros, que compara com 12,5 milhões de euros de resultado positivo no ano anterior.

Infraestruturas de Portugal duplica lucros em 2016
Notícias ao Minuto

19:03 - 28/04/17 por Lusa

Economia CMVM

"A Infraestruturas de Portugal (IP) registou um resultado líquido positivo, situando-se nos 26,3 milhões de euros, que representa um crescimento de 13,8 milhões de euros face a 2015", informa a empresa num comunicado remetido hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Isto significa que, em termos homólogos, os lucros da IP - empresa pública que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da REFER - mais que duplicaram.

Nos rendimentos da IP, a empresa faz uma "referência especial" às receitas de portagens, que cresceram 8,6%, tendo sido cobrados 281,1 milhões de euros. Por outro lado, a contribuição de serviço rodoviário "teve um crescimento de 0,4%, atingindo os 674 milhões de euros".

"Os rendimentos referentes à tarifa de utilização da infraestrutura ferroviária desceram 0,8% tendo-se, no entanto, verificado um crescimento das Indemnizações Compensatórias em 11,9 milhões de euros (41%) em linha com o estabelecido no Contrato Programa celebrado entre a IP e o Estado português, em março de 2016", refere a empresa.

Já os gastos com fornecimentos e serviços externos subiram 4%, "em resultado do aumento nos gastos em conservação e segurança rodoviária".

O resultado operacional registou uma diminuição de 47,7 milhões de euros (ou 12%), atingindo 343,7 milhões de euros, e o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) reduziu 37,2 milhões de euros (6%) para 615 milhões de euros.

O resultado financeiro teve uma diminuição de 65,2 milhões de euros, "principalmente devido à redução da dívida financeira em 105 milhões de euros".

"Com efeito, o serviço da dívida da IP e as novas necessidades de financiamento têm vindo a ser asseguradas através de operações de aumento de capital que atingiram em 2016 o valor de 950 milhões de euros", afirma a empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório