Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Costa pede turismo com oferta diversificada e aposta no de natureza

O primeiro-ministro defendeu hoje que o turismo, um dos setores que mais contribui para a economia, necessita de "uma oferta diversificada" e apostar no de natureza, no qual os territórios de baixa densidade são únicos.

Costa pede turismo com oferta diversificada e aposta no de natureza
Notícias ao Minuto

18:24 - 28/04/17 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

António Costa dedicou a tarde de hoje ao concelho de Nisa, e acompanhado pelos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou o Centro Escolar de Nisa e inaugurou o Centro Interpretativo do Conhal, na aldeia do Arneiro.

"O turismo hoje é um dos setores que mais contribui para a base económica do país. São 15% das nossas exportações, milhares e milhares de postos de trabalho, papel enorme no crescimento económico, mas o turismo tem que ter uma oferta diversificada", defendeu o primeiro-ministro no discurso no Centro Interpretativo do Conhal.

Na opinião de António Costa, é necessária "uma oferta de cidade" - e por isso "é ótimo termos o Porto pela terceira vez consecutiva como melhor destino europeu", para além do turismo de praia.

"Mas depois temos que ter outro turismo que cada vez é mais procurado, que é o turismo de natureza, em que estes territórios de baixa densidade têm uma oferta única", destacou.

O chefe do executivo destacou o "excelente exemplo de valorização do território" existente no Conhal, que demonstra que "os municípios são as entidades que estão melhor colocadas para valorizar o seu território".

"Ninguém trata melhor da nossa casa do que nós próprios e ninguém trata melhor da casa de todos nós do que os autarcas das nossas terras", reiterou.

Sobre o centro educativo, Costa considerou-o "um excelente exemplo" de como foi possível construir um equipamento escolar "de primeira qualidade, com uma oferta educativa diversificada".

Juntamente com Tiago Brandão Rodrigues, o primeiro-ministro visitou o centro educativo e teve oportunidade de contactar com os alunos e assistir às aulas, observando experiências, ensaios de música e até teve tempo de ser entrevistado brevemente pela rádio da escola.

Na sala dos alunos do 1.º ano, a turma tinha feito um texto conjunto e uma das alunas leu: "o senhor primeiro-ministro hoje vem à nossa escola. Ele é alto, simpático e ri muito".

À saída, e perante a tentativa de apresentar também o ministro da Educação, um aluno mais destemido pôs o dedo no ar, pediu a palavra e disse: "a professora explicou que também vinha cá o senhor primeiro-ministro da Educação".

Da parte da manhã, também no distrito de Portalegre, em Ponte de Sor, no discurso na inauguração do Polo Industrial Tekever, o chefe do Governo tinha encontrado "a demonstração de outro pilar fundamental do Programa Nacional de Reformas, que é a valorização do território".

"A visão que temos que ter cada vez mais é a de que o país não se pode cingir ao litoral, mas pelo contrário tem que cada vez mais perceber que há uma faixa do território que tem sido desaproveitada ao longo de séculos e que é um enorme valor que está por explorar e que está por aproveitar, aquilo que erradamente temos olhado como o interior", defendeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório