Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Promoção do turismo é um desafio "de todos nós". É um "desafio nacional"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou hoje a promoção do turismo como "um desafio nacional", atendendo ao seu importante papel na aproximação de culturas, civilizações, povos e experiências.

Promoção do turismo é um desafio "de todos nós". É um "desafio nacional"
Notícias ao Minuto

16:33 - 28/04/17 por Lusa

Economia Presidente Marcelo

"Não é [um desafio] de um partido ou de outro partido, não é de um grupo ou de outro grupo, não é sequer de uma região ou de outra região. É de todos nós", frisou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a inauguração da Feira Ibérica de Turismo (FIT) da Guarda.

O chefe de Estado considerou ainda que "o turismo é uma maneira de chegar ao mundo", apesar de não ser a única.

"Há comunidades que falam português por todo o mundo, mas o turismo é uma forma de aproximar culturas, civilizações, povos e experiências. E Portugal está a viver um momento único em termos de turismo", afirmou.

Antes, durante a sua intervenção, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, tinha aludido ao "efeito Marcelo Rebelo de Sousa" na estabilidade do país.

Marcelo Rebelo de Sousa respondeu-lhe depois, dizendo que "é o efeito de Portugal, não é o efeito do Presidente de Portugal".

"É Portugal que neste último ano mostrou, como mostrou sempre ao longo da sua história, um efeito que se traduz numa vontade vencedora", sublinhou, considerando que "foi esse efeito que levou Portugal a eleger como secretário-geral das Nações Unidas um português, António Guterres", e a "vencer o Euro de futebol em Paris".

"É o mesmo efeito no crescimento do turismo. Esse efeito não é de uma pessoa, de um Presidente, de um Governo, é um efeito de todos os portugueses, a começar na D. Lurdes, o símbolo da teimosia portuguesa", afirmou.

O Presidente da República referia-se a uma idosa que não arredou pé da cerimónia da abertura da FIT, apesar dos cinco discursos que teve de ouvir.

"Eu não tenho a certeza de com a idade de D. Lurdes estar aqui a ouvir tantos discursos na abertura de uma feira ibérica do turismo", gracejou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse estar na Guarda para, "em nome de todo o Portugal", abraçar a cidade e a FIT.

"São hoje 120 stands, para o ano têm de ser 200 e no ano seguinte 250. E terão de chegar a 300 ou mais. Porque é esse o desafio que é colocado a esta feira, à Guarda e a Portugal", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório