Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Valor dos concursos de obras públicas promovidos até março aumentou 83,4%

O valor dos concursos de obras públicas promovidos até março aumentou 83,4% e o dos contratos celebrados subiu 105,3%, em termos homólogos, evidenciando uma "franca recuperação" do mercado alavancada pelo Portugal 2020, divulgou hoje a federação setorial.

Valor dos concursos de obras públicas promovidos até março aumentou 83,4%
Notícias ao Minuto

10:49 - 28/04/17 por Lusa

Economia Construção

"Após um período de significativa contração do mercado das obras públicas, os dados disponibilizados através do portal Base evidenciam uma franca recuperação na atividade deste mercado", refere a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) na sua análise de conjuntura de abril.

Segundo a federação, a dinamizar o mercado estão as obras em edifícios públicos, principalmente em escolas, que assumiram uma "importância significativa" ao longo do primeiro trimestre (cerca de 40% do valor total posto a concurso e 39% do valor total dos contratos celebrados até março).

De acordo com a FEPICOP, a alavancar esta expansão dos mercados públicos estão os fundos comunitários provenientes do Portugal 2020.

Destacando a contribuição da "esperada recuperação do investimento em construção" para as previsões de crescimento económico e de recuperação do investimento constantes do Programa de Estabilidade, a federação aponta o "acentuado crescimento do licenciamento habitacional" registado nos dois primeiros meses de 2017, com o número de novos fogos habitacionais licenciados a crescer 50% em termos homólogos.

"Tanto o investimento público como o investimento privado em construção mostraram evoluções muito positivas nos meses iniciais de 2017, nomeadamente no que concerne a trabalhos relacionados com edifícios, o que permite antecipar um bom desempenho do setor ao longo de todo o ano", conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório