Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

ASEAN pode ser quarta maior economia mundial em 2030

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, afirmou hoje que a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) parece caminhar para se tornar na quarta maior economia mundial até 2030.

ASEAN pode ser quarta maior economia mundial em 2030
Notícias ao Minuto

07:19 - 28/04/17 por Lusa

Economia Ásia

O chefe do Governo malaio advertiu que os dez países do bloco têm de trabalhar para garantir integração, diminuir as crescentes barreiras tarifárias e expandir o comércio eletrónico para beneficiar as pequenas empresas que constituem a espinha dorsal da economia regional.

Najib Razak, que falava num fórum de negócios à margem da cimeira da ASEAN, afirmou que se espera que as economias do bloco cresçam para 9,2 biliões de dólares norte-americanos (cerca de 8,5 biliões de euros) até 2050, tornando-a na quarta maior economia mundial.

Algumas previsões, mais otimistas, apontam que a posição de quarta maior economia mundial pode ser alcançado 20 anos antes, sublinhou.

Até novembro de 2015, a economia da região estava perto dos 2,7 biliões de dólares, figurando como a sétima maior do mundo, indicou o primeiro-ministro malaio.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da ASEAN reúnem-se hoje em Manila no início de uma cimeira que o bloco vai dedicar à integração comercial com as economias da região.

No sábado, será a vez da reunião dos chefes de Estado e de Governo da Birmânia (Myanmar), Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, países que integram o bloco.

Na agenda do encontro da ASEAN -- que celebra o 50.º aniversário -- vai estar a integração comercial do bloco asiático com as grandes economias do continente, como a China, o Japão e a Índia, em resposta à retirada dos Estados Unidos do Acordo Transpacífico de Cooperação Económica (TPP, na sigla em inglês).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório