Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

China vai doar 172 milhões a São Tomé nos próximos cinco anos

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada anunciou hoje que a China vai doar ao seu país 146 milhões de dólares (133 milhões de euros) para projetos de infraestruturas, durante os próximos cinco anos.

China vai doar 172 milhões a São Tomé nos próximos cinco anos
Notícias ao Minuto

20:12 - 26/04/17 por Lusa

Economia Patrice Trovoada

No passado dia 12, Patrice Trovoada assinou com o seu homólogo chinês um acordo de cooperação económica, científica e cultural durante uma visita de trabalho a Pequim.

"Nessa cooperação económica há um aspeto muito importante que é o apoio aos projetos de infraestrutura que tem duas vertentes, uma vertente é donativo, que são 146 milhões de dólares para projetos de infraestruturas", salientou Patrice Trovoada, que regressou ao país no sábado.

O chefe do governo são-tomense referiu também sobre "o apoio do governo chinês para que as empresas e o governo são-tomenses tenham acesso a créditos concecional, preferencial para financiamento de infraestruturas" nos bancos chineses.

Patrice Trovoada sublinhou ainda que, no âmbito dos acordos assinados com as autoridades de Pequim, o arquipélago terá por ano direito a 200 estágios de capacitação e a 60 bolsas de estudos para formação superior.

Durante 40 minutos de entrevista à televisão pública do país (TCS), o governante são-tomense referiu-se ao perdão da dívida de 28 milhões de dólares contraídos, particularmente com a construção do único Palácio dos Congresso do país.

"Esse perdão alivia o 'stock' da dívida de São Tomé e Príncipe", explicou Patrice Trovoada, sublinhando que os dois países vão passar a manter doravante "concertação política, concertação diplomática sobre as grandes questões internacionais de interesse bilateral".

"Há outras questões que não estão traduzidos em números, mas se nós as traduzirmos em números, esse acordo para cinco anos toda a gente perceberá, de facto qual é o alcance e qual foi a vontade expressa pelas duas partes de abrirmos uma nova era de cooperação", explicou o chefe do governo são-tomense.

Patrice Trovoada anunciou a deslocação ao seu país, "dentro de poucas semanas", de uma equipa para finalizar os estudos da ampliação do aeroporto internacional de São Tomé.

"A China predispõe-se em nos ajudar a realizar o aeroporto através de donativos ou através de um empréstimo-donativo, e as condições estão criadas para que isso aconteça", explicou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório