Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Postos de gasolina retiram multibancos

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis revelou hoje que alguns associados estão a retirar os Multibancos das lojas de conveniência dos postos de combustíveis devido aos prejuízos causados pelos assaltos, que rondam os milhares de euros.

Postos de gasolina retiram multibancos
Notícias ao Minuto

09:48 - 30/05/13 por Lusa

Economia ANAREC

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Virgílio Constantino, disse que, apesar de não ter dados concretos sobre o número de máquinas retiradas, muitos dos seus associados decidiram abdicar das máquinas para evitar os prejuízos avultados resultantes dos assaltos.

O líder da ANAREC defendeu que deve haver uma avaliação prévia dos espaços antes da instalação das máquinas de multibanco, manifestando-se preocupado com a questão dos assaltos.

Virgílio Constantino disse que a ANAREC tem vindo a chamar a atenção para “o problema da proliferação de multibancos” em postos de combustíveis de todo o país.

“Já há alguns anos que a ANAREC se mostra apreensiva com esta situação. Durante o anterior Governo, a associação teve a oportunidade de mostrar a sua preocupação junto do MAI [Ministério da Administração Interna], alertando para a debilidade da situação”, salientou.

Virgílio Constantino adiantou que os seus associados têm justificado a retirada das máquinas com o “medo dos assaltos, com os riscos para os funcionários e para os clientes e com os danos avultados”.

Contudo, o mesmo responsável relatou que, na maioria das vezes, os roubos às caixas de multibanco não têm sucesso, mas os assaltantes acabam por destruir as lojas, sobretudo quando usam o método de explusão através de gás.

“O objetivo é que estes espaços (postos de abastecimento) funcionem sem perturbações, salvaguardando o bem-estar de clientes e funcionários”, disse.

No entender do presidente da ANAREC, existem muitos locais em que não se justifica a existência de ATM, apenas por motivos relacionados com a falta de segurança do espaço onde se localiza o posto de abastecimento (dificuldades das forças de segurança atuarem com a rapidez necessária em locais mais ermos).

“Contudo, existem outros espaços que apresentam todas as condições para receber os ATM. São locais com boa iluminação, com tráfego regular e com sistemas de vigilância”, realçou.

Para Virgílio Constantino, esta situação não seria tão vulnerável se antes de se instalar as máquinas de multibanco se procedesse à avaliação do local.

O presidente da ANAREC considerou ainda que se os assaltos aos postos de abastecimento continuarem a aumentar, “muitos mais associados vão desistir de ter máquinas nos seus espaços”.

“Acreditamos que possam mesmo ser os bancos a retirar as máquinas dos postos de abastecimento”, concluiu.

De acordo com a SIBS, entidade que gere a rede de multibancos em Portugal, em 2011 e 2012 existiam em Portugal cerca de 14.000 ATM’s e no primeiro trimestre deste ano 13.500.

A SIBS informou também que o número de assaltos a caixas de multibanco aumentou entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2012 face a igual período de 2011, mas a maioria dos ataques ocorreu sem sucesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório