Espanha prepara-se para fechar bancos
O Governo espanhol está a preparar uma nova lei para o sector financeiro que vai dar mais poderes ao banco central e ao fundo de resgate do sector. Mesmo que os bancos cumpram os níveis de solvibilidade, os reguladores podem actuar rapidamente sobre as entidades.
© DR
Economia Crise
Esta vai ser a quarta reforma do sector financeiro em Espanha em apenas três anos. Segundo o El País, o Executivo de Mariano Rajoy vai aprovar já esta sexta-feira ou na reunião de ministros da próxima semana um decreto-lei que dá mais poderes aos reguladores. As novas regras vão permitir ao Banco Central ter uma "intervenção precoce" nas instituições financeiras, mesmo as que cumpram os rácios de solvibilidade. Na prática, o regulador pode pedir aos bancos que mostrem sinais de fragilidade um plano de actuação num prazo máximo de dez dias. Por outro lado, o regulador pode pedir a saída de alguns gestores das instituições financeiras.
A imprensa espanhola diz que o objectivo do Governo é acabar com os bancos que não sejam viáveis e assim impedir que surjam novos casos como o Bankia. Estas são as regras que também devem ter sido debatidas com a União Europeia, depois do pedido de empréstimo para o sector feito por Espanha. Até agora, o país teve de pedir um apoio para garantir que o sistema financeiro não entre em ruptura, evitando assim um resgate para o Estado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com