Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Novo Banco já iniciou processo de venda da seguradora GNB Vida

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, disse hoje que está a decorrer o processo de venda da seguradora GNB Vida, tendo já sido escolhido o assessor financeiro da operação.

Novo Banco já iniciou processo de venda da seguradora GNB Vida
Notícias ao Minuto

18:58 - 12/04/17 por Lusa

Economia António Ramalho

"Estamos neste momento em processo de venda", disse o responsável na conferência de imprensa para apresentação de contas de 2016 do Novo Banco, em Lisboa, acrescentando, então, sem concretizar, que já escolheram a entidade financeira que irá assessorar a venda.

Já sobre a provável data de conclusão deste processo, afirmou: "É um processo que queremos que ande em 2017".

Com este objetivo - apesar de ressalvar que não foi para acelerar a venda -, o Novo Banco fez uma provisão de 135 milhões de euros em 2016 para reconhecer a desvalorização do ativo.

"Não fizemos a 'limpeza' porque queremos vender a seguradora mais depressa", afirmou António Ramalho sobre a provisão, mas admitindo que o objetivo foi permitir que este valor "apareça no preço" de venda.

O Novo Banco anunciou hoje que teve prejuízos de 788,3 milhões de euros em 2016, o que compara com o resultado consolidado negativo de 929,5 milhões de euros registado em 2015.

O banco que resultou da resolução do Banco Espírito Santo (BES) justificou os resultados com o "elevado nível de provisionamento" feito no ano passado, que atingiu os 1.374,7 milhões de euros.

A maior parte das provisões foram para crédito problemático, no valor de 672,6 milhões de euros.

Já o resultado operacional do grupo Novo Banco foi positivo em 386,6 milhões de euros, acima dos 125 milhões de euros de 2015, sublinhou a instituição, que considera que este resultado é "demonstrativo da [sua] capacidade de geração de receitas".

A venda do Novo Banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star foi anunciada em 31 de março pelo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, em conferência de imprensa, tendo sido explicada horas mais tarde pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

No mesmo dia foi assinado o contrato de promessa de compra e venda entre o Fundo de Resolução e a Lone Star, para a alienação de 75% do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução 25%.

O grupo norte-americano vai realizar injeções de capital no montante total de mil milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho da operação e 250 milhões de euros até 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório