Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Corte da produção de petróleo foi parcialmente compensado pelos EUA

A OPEP afirmou hoje que o corte da produção de petróleo para reduzir o excesso de oferta teve um efeito parcial porque foi até certo ponto compensado por um aumento da produção dos Estados Unidos.

Corte da produção de petróleo foi parcialmente compensado pelos EUA
Notícias ao Minuto

14:06 - 12/04/17 por Lusa

Economia OPEP

Esta conclusão da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) consta do relatório mensal sobre o mercado petrolífero hoje divulgado em Viena.

A produção mundial de petróleo atingiu em março 95,82 milhões de barris por dia, menos 1,3 milhões por dia do que em dezembro, quando a OPEP e outros grandes produtores, incluindo a Rússia, apontaram como objetivo um corte de 1,8 milhões de barris por dia durante os primeiros seis meses deste ano.

Com uma procura estimada de 95,39 milhões de barris por dia no primeiro trimestre deste ano, o afluxo de petróleo ao mercado continua a ser superior ao consumo.

A OPEP explica que a produção de petróleo nos Estados Unidos aumentou 2,6% entre dezembro e janeiro.

De facto, a organização estima que os Estados Unidos, maior consumidor mundial de energia, forneçam a quase totalidade do acréscimo de produção entre os seus concorrentes em 2017 face ao ano anterior.

No relatório, os especialistas da OPEP sublinham que a brusca queda do preço do petróleo em março, da qual ainda se está a recuperação, se deveu em parte às "preocupações sobre uma crescente produção de petróleo e às elevadas reservas nos Estados Unidos".

Assim, o volume de petróleo armazenado no conjunto dos países mais ricos e que mais petróleo consomem, caiu 0,6% entre janeiro e fevereiro e continua a estar 268 milhões de barris acima da média dos últimos cinco anos.

Em termos gerais, a OPEP espera que a procura mundial de petróleo este ano atinja uma média de 96,32 milhões de barris por dia, mais 1,3% do que em 2016, especialmente devido ao aumento do consumo na Ásia.

Em relação à oferta, a OPEP estima que o fornecimento de petróleo pelos concorrentes seja de 64,10 milhões de barris por dia, o que deixaria a procura de petróleo dos 13 membros da OPEP em 32,2 milhões de barris por dia, apenas mais 1,5% do que em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório