Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Lundin Mining investe 250 milhões euros para duplicar produção de zinco

A companhia mineira sueca-canadiana Lundin Mining anunciou hoje um investimento de 250 milhões de euros para duplicar a produção de zinco na mina de Neves-Corvo, no concelho alentejano de Castro Verde.

Lundin Mining investe 250 milhões euros para duplicar produção de zinco
Notícias ao Minuto

18:22 - 10/04/17 por Lusa

Economia Neves-Corvo

O investimento foi anunciado por Paul Conibear, o presidente da Lundin Mining, a proprietária da concessionária da mina, a empresa Somincor, numa cerimónia que decorreu hoje no complexo mineiro e contou a presença dos secretários de Estado da Energia e do Ambiente.

Em declarações aos jornalistas, Paul Conibear disse tratar-se de um projeto "muito importante" para a Lundin Mining, porque a operação da Somincor "teve um declínio na produção de cobre" e a expansão da produção de zinco é "muito importante" para manter a mina de Neves-Corvo "saudável e rentável" e prolongar a sua vida útil "em mais 10 anos".

Segundo Paul Conibear, o investimento irá permitir "duplicar" a produção anual de concentrado de zinco na mina de Neves-Corvo de um milhão de toneladas, atualmente, para cerca de 2,5 milhões de toneladas.

Trata-se de um projeto "grande e complicado", que levará dois anos a ser concretizado, deverá ficar concluído em "meados de 2019" e irá permitir criar 350 postos de trabalho durante a fase de construção e mais de 200 postos de trabalho efetivos quando estiver em operação, precisou.

Paul Conibear disse que, nos últimos anos, a produção de cobre em Neves-Corvo "desceu" e devido à variação dos preços dos metais a Somicnor "não tem tido lucros na produção de cobre" e "precisa de um reinvestimento para modernizar as operações para trazer novas tecnologias e expandir a produção de zinco" na mina alentejana.

O presidente da Lundin Mining contou que há vários anos que a companhia tem vindo a estudar como pode duplicar a produção de zinco na mina de Neves-Corvo e apresentou o novo projeto de investimento ao Governo português no fim do ano passado.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, disse que o novo investimento da Lundin Mining "significa que a mina [de Neves-Corvo] vai continuar mais tempo em funcionamento" e "acima de tudo" é um "sinal positivo" para a economia portuguesa.

Trata-se de uma companhia que "quer aumentar a sua capacidade de produção" e "aquilo que cabe ao Governo português é criar todas as condições para que esse investimento se concretize no país" e possa criar postos de trabalho e contribuir para "mais exportações", disse o governante.

"Nada está fechado, nada está concretizado", mas a reunião de hoje entre a Lundin Mining e o Governo português, que decorreu antes da apresentação do investimento, "foi uma boa reunião de trabalho, que, possivelmente, terá sucesso, em função do empenhamento de todos", afirmou Jorge Seguro Sanches.

"Da parte do Governo português, aquilo que estamos a criar é as melhores condições para que este investimento seja uma realidade" e possa criar "mais riquezas e mais postos de trabalho" para Portugal, disse o governante.

Segundo o secretário de Estado, o Governo está a trabalhar para que todos os prazos para a execução do projeto "sejam os mais curtos possíveis, nos termos da lei", para que esta possibilidade de investimento esteja "o mais cedo possível ao serviço da economia nacional" e para que Portugal a possa "aproveitar da melhor maneira".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório