Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Banco de Inglaterra terá estado envolvido na manipulação da libor

O Banco de Inglaterra esteve alegadamente envolvido no caso da manipulação da taxa de juro interbancária libor, segundo uma gravação secreta revelada pelo programa Panorama da cadeia britânica BBC.

Banco de Inglaterra terá estado envolvido na manipulação da libor
Notícias ao Minuto

11:34 - 10/04/17 por Lusa

Economia BBC

A gravação, que data do ano 2008, põe de manifesto que a entidade pressionava presumivelmente os bancos comerciais, durante a crise creditícia, para que baixassem as taxas de juro libor.

O escândalo da libor rebentou há quase cinco anos quando o Barclays foi multado pelo regulador britânico com milhões de libras por falsificar aquela taxa de juro interbancária, que se fixa em Londres, e a equivalente europeia, Euribor, entre 2005 e 2009.

A libor é a taxa de referência para determinar os juros com os quais as entidades oferecem fundos a outros bancos no mercado monetário e afeta os contratos hipotecários e outros empréstimos.

Na gravação, que a BBC deverá emitir hoje à noite, segundo a agência Efe, um gerente do Barclays, Mark Dearlove, dá instruções a Peter Johnson, encarregado da libor, para que reduza os juros.

"A conclusão é que vais odiar isto, mas temos algumas pressões sérias do Governo do Reino Unido e do Banco de Inglaterra para pressionar para baixo as nossas libor", afirma Dearlove a Johnson, segundo a BBC.

Johnson expressa as suas reservas sobre esta instrução e sublinha que esta suporia violar as regras que regulamentam a libor.

A conversação entre Dearlove e Johnson ocorreu em 29 de outubro de 2008, o mesmo dia em que Paul Tucker, então diretor executivo do Banco de Inglaterra, telefonou ao conselheiro de então do Barclays, Bob Diamond.

Em 2012, Diamond e Tucker prestaram declarações na Comissão do Tesouro do Parlamento britânico e admitiram que tinham tido conhecimento há pouco tempo da manipulação da taxa de juro.

Ao ter constância desta gravação, o deputado Chris Philip, da referida comissão, expressou à BBC a preocupação por Diamond e Tucker terem podido enganar o Parlamento.

Philips considerou esse presumível engano como um assunto "muito grave" e defendeu a convocação "urgente daquelas pessoas outra vez para o Parlamento para explicarem porque é que parece que enganaram os deputados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório