Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Défice de 2016 vai ser revisto para 2%. Valor inédito em Portugal

Luís Marques Mendes indicou no seu espaço de comentário semanal, na SIC, que Portugal vai assistir ao défice mais baixo da história. Novidades, ainda, sobre o acesso aos metadados por parte dos serviços de informação.

Défice de 2016 vai ser revisto para 2%. Valor inédito em Portugal
Notícias ao Minuto

21:15 - 09/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Marques Mendes

Marques Mendes anunciou este domingo, na antena da SIC, que o Instituto Nacional de Estatística vai rever o défice de 2016 para 2%, um valor nunca antes alcançado em Portugal.

"O Instituto Nacional de Estatística (INE), tanto quanto apurei, vai rever em baixa nos próximos dias, de 2,1% para 2%, o défice do ano passado. Se assim for, é uma grande notícia para o país", afiançou.

Recorde-se que o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha assegurado em fevereiro que o défice orçamental de 2016 não seria superior a 2,1% do PIB.

"Estamos pois perante uma consolidação sólida e perene das contas públicas", havia sublinhado o ministro.

Nas suas notas finais do comentário habitual na SIC, Marques Mendes anunciou também que está "prestes a concluir-se um acordo entre PS e PSD" sobre os metadados, os dados de comunicações por vias como o telefone ou a internet.

Este acordo, garante, vai possibilitar a elaboração de "uma lei que permite aos serviços de informações o acesso a estes dados de comunicações quando se trate de investigar terrorismo".

A introdução de legislação neste âmbito vai permitir um melhor combate ao terrorismo mas também uma forma "de fugir às objeções que o Tribunal Constitucional tinha levantado" nesta matéria.

[Notícia atualizada às 21h42]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório