Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Em caso de necessidade, portugueses preferem pedir dinheiro à família

Familiares são a primeira opção da maioria dos portugueses. Só depois surgem os bancos.

Em caso de necessidade, portugueses preferem pedir dinheiro à família
Notícias ao Minuto

11:32 - 06/04/17 por Goreti Pera

Economia Cetelem

Quando o orçamento familiar se revela insuficiente para fazer face às despesas, os portugueses preferem recorrer à ajuda de familiares do que aos créditos bancários.

Um estudo da Cetelem desenvolvido em parceria com a Nielson constata que, em caso de necessidade, 45% dos portugueses opta por pedir dinheiro emprestado à família, enquanto 32% recorre ao banco.

É assim a nível nacional, ainda que haja algumas nuances quando analisadas algumas cidades isoladamente. O Porto segue a tendência nacional – favorece-se a família (39%) em relação ao banco (31%) – mas em Lisboa os habitantes optam pelo inverso – recorrem mais ao banco (51%) do que à família (27%).

Na lista de soluções para aqueles a quem o dinheiro não chega para fazer face aos gastos encontram-se ainda as instituições de crédito especializadas (a que 7% dos portugueses recorrem), os amigos (5%) e os colegas de trabalho (2%).

No que toca à solução a que mais se recorre – a família – é de referir que é a mais privilegiada pelas mulheres e que é selecionada como primeira opção para quem tem entre 18 e 34 anos e para quem tem entre 55 e 65. Os portugueses entre os 35 e os 54 anos tendem a recorrer primeiramente aos bancos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório