Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dívida mundial continua a crescer e atinge valores quase inimagináveis

No espaço de uma década, o valor em dívida de todo o planeta aumentou quase 50%. Um estudo do Instituto Internacional de Finanças salienta uma tendência crescentemente preocupante.

Dívida mundial continua a crescer e atinge valores quase inimagináveis
Notícias ao Minuto

09:40 - 05/04/17 por Bruno Mourão

Economia Finanças

A crise mundial e as dificuldades de crescimento desde a queda do Lehman Brothers obrigaram os países e as empresas de todo o mundo a pedirem empréstimos para escapar às dificuldades e hoje e dia, os efeitos são notórios. 

De acordo com o estudo 'Eye-watering rise in debt levels' do Instituto Internacional de Finanças, a dívida mundial acumulada ascendeu a 201 biliões de euros, o valor mais alto de sempre, como explica o MarketWatch

Nos últimos 10 anos, o total de dívida aumentou cerca de 65,5 biliões de euros com um contributo inesperadamente alto das economias desenvolvidas. Os Estados Unidos destacam-se pelas enormes necessidades de financiamento, que já levaram a várias revisões do teto de endividamento, mas há muitos outros culpados. 

Para piorar a tendência, as economias em desenvolvimento tornaram-se alvos mais aliciantes para os compradores de dívida e aumentaram os níveis de endividamento para valores historicamente altos. A tendência deverá manter-se enquanto as economias desenvolvidas continuarem a oferecer juros perto de zero.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório