Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Faltam cada vez mais cérebros e técnicos na Europa

Os presidentes executivos de algumas das maiores fabricantes europeias estão a dar o alarme em relação a uma escassez crescente de competências no continente, que ameaça a competitividade e obriga as empresas manufactureiras a travar uma verdadeira batalha para arranjar engenheiros suficientes.

Faltam cada vez mais cérebros e técnicos na Europa
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia CEO

Os industriais europeus estão a fazer soar o alarme em relação ao que dizem ser uma cada vez maior escassez de competências profissionais que coloca entraves à sua competitividade e lhes dificulta a tarefa de encontrar engenheiros suficientes para fazer face às necessidades.

De acordo com o Financial Times, os presidentes executivos de algumas das maiores empresas europeias da indústria manufactureira alegam que os problemas em torno do desemprego jovem, sistemas de educação e saúde e outras questões demográficas estão a fazer com que se torne cada vez mais difícil encontrar engenheiros europeus no futuro.

Os responsáveis alertam que esta situação vai fazer com que mais empresas sejam forçadas a deslocar as suas instalações, como núcleos de investigação e desenvolvimento, para países com uma maior oferta de engenheiros, como a China ou a Índia.

“Em 2025 poderemos precisar de 500 mil engenheiros”, adiantou Olof Perssonn, presidente executivo da Volvo Group, o segundo maior fabricante de camiões do Mundo.

Também Peter Löscher, CEO da Siemens, que é o maior grupo de engenharia da Europa, adiantou ao FT que “a escassez de competências, sobretudo na Alemanha, é uma questão importante”. “Temos de garantir que o nosso sistema de educação está a fornecer as competências de engenharia certas, que temos imigração qualificada a vir para a Europa… e talvez a questão mais grave é que a indústria europeia tem de lidar com a taxa de desemprego de quase 24% entre os jovens”, alertou o responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório