Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Governo debate revisão dos escalões do IRS com parceiros à Esquerda

O Governo já está a discutir com os partidos de esquerda parlamentar a revisão dos escalões de IRS que deverão estar refletidos no Orçamento do Estado para o próximo ano, noticia hoje o semanário Expresso.

Governo debate revisão dos escalões do IRS com parceiros à Esquerda
Notícias ao Minuto

12:25 - 02/04/17 por Lusa

Economia Orçamento do Estado

"Temos um compromisso de aumentar a progressividade nos escalões de IRS, e é isso que vamos fazer", disse o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à edição online do jornal.

O governante assume que o processo ainda está "numa fase muito inicial", mas o Expresso escreve que "o objetivo definido entre todas as partes é aliviar o mais possível a carga fiscal em sede de IRS nos escalões mais baixos, nomeadamente nos dois primeiros, que abrangem rendimentos até 7091 euros e até 20.261 euros".

Sem entrar em pormenores sobre as medidas, Pedro Nuno Santos assume que o Executivo está ainda "a fazer contas, porque obviamente que uma atualização dos escalões ou um aumento da progressividade não vai ser neutral no orçamento".

O governante assume que um desdobramento de escalões deverá "representar uma perda de receita considerável", e acrescenta: "Já estamos a reunir com os parceiros, mas é matéria que ainda vai dar muito trabalho".

Aliviar a carga fiscal no IRS é um dos compromissos para a legislatura assumido pelo Executivo no Programa de Governo e reforçado no Programa de Estabilidade enviado para Bruxelas, no qual se estipula como objetivos a "redução da fiscalidade sobre o trabalho, através da eliminação da sobretaxa do IRS e de alterações ao imposto que reforcem a sua progressividade", lembra o semanário Expresso.

A notícia surge no dia seguinte à abertura do prazo para entrega do IRS referente aos rendimentos de 2016, que este ano serão entregues todos ao mesmo tempo, independentemente do regime em que o trabalhador esteja, acabando, assim, as entregas faseadas como acontecia até agora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório