Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Portugueses consumiram menos gasolina e gasóleo em fevereiro

O segundo mês deste ano foi menos vantajoso para as petrolíferas, que venderam menos combustíveis do que no mesmo mês do ano passado.

Portugueses consumiram menos gasolina e gasóleo em fevereiro
Notícias ao Minuto

13:41 - 30/03/17 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Os portugueses protegeram-se devido aos elevados preços dos combustíveis em fevereiro e reduziram o consumo de gasolina e gasóleo. A conclusão é da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis, que divulgou as variações da compra dos produtos petrolíferos esta tarde. 

Segundo o relatório mensal, o consumo de gasolina caiu para 73.005 toneladas, menos 7,6% do que em fevereiro do ano passado e o consumo de gasóleo caiu para 352.953 toneladas, menos 1,6% do que no mesmo mês de 2016. A variação negativa deve-se à enorme discrepância de preços médios dos dois combustíveis nos postos nacionais "Verificamos um aumento no preço médio de venda ao público de 27 cêntimos por litro (+26,7%) no gasóleo, e de  cêntimos por litro (+18%) na gasolina, se compararmos com os valores de fevereiro de 2016". 

Segundo a ENMC, o gasóleo português foi o sétimo mais caro da União Europeia antes e depois de impostos; a gasolina portuguesa foi a quarta mais cara da União Europeia antes de impostos e a 6ª mais cara após ser adicionada a carga fiscal. 

"A margem bruta, a 28 de fevereiro de 2017, em Portugal, apresentava um valor de 18,4 cêntimos por litro para o gasóleo e de 21,8 cêntimos por litro para a gasolina 95."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório