Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Portugueses estão a seguir bons conselhos e a poupar mais para a reforma

A maioria continua a não guardar dinheiro para a velhice, mas ainda assim, notam-se melhorias no número de portugueses que reserva algum do seu rendimento todos os meses para a vida pós-trabalho.

Portugueses estão a seguir bons conselhos e a poupar mais para a reforma
Notícias ao Minuto

11:02 - 30/03/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

Praticamente um em cada cinco portugueses poupa dinheiro para a reforma. Esta é uma conclusão de um estudo do Cetelem em colaboração com a Nielsen, que dá nota de um aumento da preocupação dos portugueses com a preparação financeira da vida após os 66 anos (ou ainda mais tarde). 

Enquanto no ano passado cerca de 13% das pessoas admitiam poupar para a reforma, este ano a percentagem chega aos 19%; ainda assim, a esmagadora maioria das pessoas continua a não seguir os bons conselhos e confessa não guardar dinheiro para este propósito. Segundo o estudo de literacia financeira do Cetelem e Nielsen, os homens têm mais tendência para preparar a reforma do que as mulheres (24% contra 14%) e o Norte de Portugal parece preocupar-se mais com esta questão do que o restante país. 

Quanto às forma de poupar e investir o dinheiro para a reforma, os depósitos a prazo surgem como principal ferramenta utilizada, seguidos de longe pelos Planos Poupança Reforma, pelo investimento em ações ou obrigações, pelos mealheiros tradicionais e pelos Certificados de Aforro. 

Recorde-se que este estudo realizado com recurso a 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de Portugal continental e ilhas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2017. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório