Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Banco do Montepio reduziu prejuízos... mas continua a perder dinheiro

O banco que tem estado na mira de todos durante as últimas semanas conseguiu reduzir os gastos e as perdas, mas ainda assim não escapou a mais um ano negativo.

Banco do Montepio reduziu prejuízos... mas continua a perder dinheiro
Notícias ao Minuto

17:06 - 29/03/17 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Banca

Numa época em que o Montepio parece estar sob os holofotes devido à alegada sustentabilidade e aos problemas com o líder Tomás Correia, surge uma relativa boa notícia sobre as contas da Caixa Económica Montepio Geral.

O banco que funciona em sintonia com a Associação Mutualista apresentou prejuízos líquidos de 86,5 milhões de euros em 2016, um resultado negativo mas que ainda assim traduz uma melhoria significativa perante os 243,4 milhões de perdas em 2015.

Em comunicado oficial enviado para a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, o Montepio destaca o reforço dos rácios de capital core tier 1 para os 10,4%, a "posição de liquidez estável, a redução das verbas guardadas para fazer face a potenciais perdas e a melhoria da eficiência, espelhada pela reduções dos custos operacionais em 10,4%.

"O resultado líquido reflete uma melhoria de 157 milhões de euros, embora seja ainda negativo. Conseguimos em 2016 fazer uma recuperação significativa do resultado", assinalou José Félix Morgado, presidente do Montepio.

O gestor, que falava na conferência de imprensa de apresentação das contas de 2016, destacou ainda "os resultados positivos da atividade 'core'" alcançados no ano passado pelo banco mutualista.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório