Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Montepio beneficiará do reforço "no conjunto do sistema financeiro"

O Governo considera o banco Montepio "no conjunto daquilo que é o sistema financeiro" português e confia que este será reforçado nos próximos meses, afirmou hoje em Londres o ministro das Finanças.

Montepio beneficiará do reforço "no conjunto do sistema financeiro"
Notícias ao Minuto

13:45 - 29/03/17 por Lusa

Economia Centeno

"Nós estamos sempre muito atentos a todas as instituições no sistema financeiro. O que reforça esse sistema financeiro é o conjunto das instituições", disse aos jornalistas, no final de uma palestra em Londres organizada pela agência de notícias Bloomberg.

Segundo Mário Centeno, "o Montepio tem uma situação completamente transparente do ponto de vista da sua situação económica e financeira" e salientou que "as autoridades estão a tratar da supervisão dessa instituição, como das outras".

"Eu tenho confiança que o conjunto do sistema vai reforçar-se também muito certamente nos próximos meses", declarou.

O Governo já tinha referido não ter prevista uma intervenção na Associação Mutualista Montepio, que detém na totalidade a Caixa Económica Montepio Geral, que foi motivo de notícia desde que foi divulgado pelo jornal Público que esta tinha capitais próprios negativos de 107,53 milhões de euros no final de 2015, segundo as contas consolidadas desse ano.

Essa notícia levou a reações em conferência de imprensa do presidente da Associação Montepio, Tomás Correia, que garantiu que não há risco para os associados dos capitais próprios negativos (ou seja, passivo maior do que ativo), ainda que admitindo que que essa situação se manteve no final de 2016.

Posteriormente, o Jornal de Negócios noticiou um processo de irregularidades graves do Banco de Portugal que pendia também sobre o responsável, tendo este admitido abdicar das suas funções se se colocar a possibilidade de transitar em julgado algo a seu desfavor, mas sublinha estar "seguro" de que isso não acontecerá.

Ainda sobre a supervisão da Associação Mutualista, Tomás Correia foi questionado pelos jornalistas a semana passada sobre a possibilidade de a Autoridade dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) passar a supervisionar a sua atividade, tendo dito que concorda que o regulador dos seguros faça a supervisão, mas sublinhou o caráter social da Associação Montepio e recusou que a Associação Mutualista seja vista "como uma companhia de seguros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório