Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Brexit: "Tal como em todos os desafios, existe aqui uma oportunidade"

O Ministro das Finanças português falou à Bloomberg sobre a oficialização do pedido do Reino Unido para sair da União Europeia e mostrou algum otimismo apesar do aparente afastamento político.

Brexit: "Tal como em todos os desafios, existe aqui uma oportunidade"
Notícias ao Minuto

12:26 - 29/03/17 por Bruno Mourão

Economia Mário Centeno

Mário Centeno acredita que o Brexir poderá revelar-se uma bênção para a União Europeia e principalmente para a zona euro, se os líderes conseguirem juntar-se em torno dos objetivos comuns. 

Numa conversa com Francine Lacqua na Bloomberg TV, o líder das finanças portuguesas mostrou confiança no futuro: "Tal como em todos os desafios, existe aqui uma oportunidade. Neste caso, existe a oportunidade para os líderes europeus perceberem que têm de estar um passo à frente: completar a união bancária, completar os mecanismos que tornam a união monetária mais forte". 

Questionado sobre a possibilidade de uma desintegração da união monetária, Centeno é perentório - "Não vejo possibilidade de isso acontecer; bem pelo contrário" - mas admite que é preciso mudar de estratégia: "A zona euro é uma economia forte e tem de se comportar dessa forma. Só assim podemos lidar com o Brexit e com o protecionismo". 

Quanto a Portugal, o Ministro das Finanças sossegou os mais preocupados com a banca e assumiu a confiança na Execução Orçamental: "Estamos em posição de sair do Procedimento por Défices Excessivos. Isto será uma melhoria da nossa situação, será uma melhoria da credibilidade das nossas finanças públicas. Estamos também a estabilizar o nosso setor financeiro". 

E sobre a dívida, o que diz o Ministro? "É algo em que estamos muito concentrados. Estamos a gerar excedentes primários", garante Centeno.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório