Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Banco Santander defende contratos de trabalho (muito) flexíveis

A empresa britânica parece ter apontado a mira a um dos maiores bancos espanhóis devido à forte presença no mercado do Reino Unido, conseguida através de ligações profissionais bastante liberais.

Banco Santander defende contratos de trabalho (muito) flexíveis
Notícias ao Minuto

15:19 - 28/03/17 por Bruno Mourão

Economia Espanha

O debate sobre a flexibilização do mercado de trabalho foi reavivado pela revelação de que o Banco Santander tem contratos de trabalho com apenas uma hora garantida por mês no Reino Unido. 

As ligações profissionais particularmente flexíveis existem com pelo menos 371 trabalhadores, cerca de 10% dos conselheiros financeiros do grupo espanhol em território britânico, segundo dados revelados pelo The Times

Segundo o sindicato Advance, os contratos com apenas uma hora de trabalho garantida por mês são preferíveis aos contratos de zero horas, mas a situação parece não ser a ideal. No Reino Unido, a discussão sobre os contratos excessivamente flexíveis tem estado na ribalta e as revelações sobre o Santander juntam-se a uma lista crescente de empresas com contratos sem grandes garantias. 

Questionado pelo The Times, o Santander garante que já converteu 113 contratos flexíveis em ligações de tempo inteiro nos últimos dois anos e não existe obrigação de aceitar o trabalho. 

"Estes contratos dão direitos integrais com os mesmos termos e condições de que disfrutam os restantes conselheiros de apoio ao cliente, com a possibilidade de trabalhar noutros locais", garante o Banco Santander. 

O Economia ao Minuto contactou o Santander Totta para perceber se a situação em Portugal é semelhante e obteve confirmação de fonte oficial que garante que "em Portugal, o Santander não utiliza este tipo de contratos".

[Notícia atualizada às 16h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório