Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Malparado continua a aumentar. Empresas e famílias devem mais à banca

O financiamento dos bancos à economia nacional voltou a cair em fevereiro, mas nem por isso a situação dos empréstimos de recuperação difícil melhorou.

Malparado continua a aumentar. Empresas e famílias devem mais à banca
Notícias ao Minuto

12:33 - 28/03/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

As famílias e as empresas portuguesas voltaram a aumentar o valor dos créditos malparados em fevereiro. Numa altura em que a banca portuguesa centra as atenções e em que se fala dos ativos tóxicos, os financiamentos com pagamentos em falta continuam a crescer e a pesar cada vez mais nos balanços do sistema financeiro. 

No boletim estatístico divulgado esta manhã, o Banco de Portugal revela que "a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido aumentou 0,2 pontos percentuais em relação a janeiro, fixando-se em 13,5%" e entre as empresas "A percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,4 pontos percentuais, situando-se em 27,9%". 

O aumento face a janeiro é particularmente relevante tendo em conta que a torneira do crédito continua a fechar-se na comparação anual, mesmo com uma ligeira aceleração face a janeiro. Seria de esperar que os financiamentos fossem mais fáceis de pagar este ano, mas a realidade não é particularmente animadora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório