Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Estudos ambientais no Montijo "não se fazem em contrarrelógio"

O presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, vincou hoje que os estudos de impacto ambiental para o aeroporto complementar no Montijo "não se fazem em contrarrelógio" e abarcarão um total de 18 meses.

Estudos ambientais no Montijo "não se fazem em contrarrelógio"
Notícias ao Minuto

19:40 - 24/03/17 por Lusa

Economia ANA Aeroportos

"Os estudos de impacto ambiental não se fazem em contrarrelógio", frisou Ponce de Leão, num debate organizado pela Ordem dos Engenheiros dedicado à solução de um aeroporto complementar no Montijo que aumente a capacidade aeroportuária na região de Lisboa.

O responsável da ANA realça que desde que houve indicações do Governo de que a solução do Montijo iria avançar foi dado "de imediato início aos estudos de impacto ambiental" na região.

"Vamos ter 15 meses pelo menos para os estudos, mais três meses para a declaração de impacto ambiental, para resolver esse problema", continuou Ponce de Leão.

Antes, já o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, havia estimado que até 2018 sejam concretizados os estudos ambientais e a negociação com a ANA, e a construção possa arrancar em 2019.

Pedro Marques reiterou também que o aeroporto complementar no Montijo é uma solução que pode ser implementada em "poucos anos" e sustentável do ponto de vista financeiro.

"É uma solução que pode ser implementada em poucos anos e é sustentável do ponto de vista financeiro", advoga Pedro Marques, justificando a sustentabilidade da obra com o financiamento de receitas aeroportuárias a aplicar "sem que as taxas aumentem para valores que ponham em causa a competitividade dos aeroportos de Portugal", em concreto o Humberto Delgado, em Lisboa.

O aeroporto complementar ao de Lisboa deverá estar vocacionado principalmente para as 'low cost' (companhias de baixo custo) e para serviços de médio custo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório