Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Boa ou má? Saiba toda a verdade estatística sobre a mudança de horário

Mais uma vez, os portugueses vão perder uma hora de sono e passar a ter um horário diferente nos meses de verão. Poucos são os que defendem a medida, mas o que dizem os estudos?

Boa ou má? Saiba toda a verdade estatística sobre a mudança de horário
Notícias ao Minuto

08:34 - 25/03/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

Se odeia perder um hora de sono em todos os meses de março para ficar com um horário diferente, saiba que está no grupo maioritário que se opõe ao famoso horário de verão. Se quiser saber os motivos da alteração, pode ler aqui a explicação; se quer perceber o que dizem os estudos, temos alguns dados interessantes para lhe mostrar. 

Nos Estados Unidos, país onde as leis estaduais diferem de local para local, existe um 'case study' interessante: O Indiana, na costa oeste, apenas aderiu ao horário de verão em 2006 e ao contrário do que muitos pensavam, a alteração acabou por fazer aumentar os gastos energéticos. Outros estudos realizados nos Estados Unidos mostram que, nos dias que se seguem à noite em que se perde uma hora de sono, o número de acidentes aumenta, registam-se mais ataques cardíacos e AVC's. 

Segundo a Bloomberg, existem até dados que provam que os juízes dão sentenças mais pesadas nos dias que se seguem à note mais curta de março, seja qual for o crime. 

Recentemente, uma série de grupos empresariais surgiram em público a defender a mudança de hora com um novo argumento: a mudança de hora aumenta o consumo e estimula a economia. Para testar este argumento, o instituto de investigação do banco JPMorgan Chase analisou 380 milhões de transações nos meses seguintes às mudanças de horário de verão e inverno; os resultados não deixam margem para dúvida. 

A comparação foi feita entre Los Angeles, que aplica as regras internacionais de horários e Phoenix, um dos dois Estados norte-americanos que não adere ao horário: apesar de ter sido registado um ligeiro aumento inferior a 1% nas transações quando Los Angeles mudou para o horário de verão, a diferença negativa no horário de inverno foi de 3,5%, apagando qualquer ideia de ser uma vantagem avançar a hora e recuá-la no inverno. 

Nos Estados Unidos, pelo menos 11 Estados já pensam em deixar de trocar de horário, mas ainda nenhuma legislação foi aprovada. A nível nacional, a ideia não parece ter chegado a tornar-se numa discussão séria, tal como acontece em Portugal e na maior parte da Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório