Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bankinter distribui 200 milhões de euros em dividendos

O presidente do espanhol Bankinter, Pedro Guerrera, anunciou hoje, em Madrid, na assembleia-geral ordinária de acionistas que o banco irá distribuir 200 milhões de euros de dividendos, um aumento de 6,4% em relação ao exercício anterior.

Bankinter distribui 200 milhões de euros em dividendos
Notícias ao Minuto

18:22 - 23/03/17 por Lusa

Economia Banco

O ano 2016 foi "o melhor da história do banco", disse Pedro Guerrera aos acionistas, acrescentando que o "vigoroso" crescimento levou a instituição a encerrar o ano com um lucro recorde de 490 milhões de euros, mais 30,5% do que em 2015.

Este resultado leva o Bankinter, presente em Portugal, a distribuir 200 milhões de euros de dividendos, relativos ao exercício de 2016, o que significa um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.

Guerrero sublinhou que o banco é "o valor bancário de dimensão significativa que mais se revalorizou na União Europeia" nos últimos quatro anos e a entidade do Ibex 35 (principal índice de referência da bolsa espanhola) que mais subiu em bolsa, também pelo quarto ano consecutivo.

Por seu lado, a presidente executiva do Bankinter, María Dolores Dancausa, lamentou a má reputação que o setor bancário tem.

Durante a sua intervenção, sublinhou ainda a expansão internacional do banco, que levou à compra do negócio minoritário do Barclays em Portugal, concretizada em 01 de abril do ano passado.

Sobre este negócio, indicou que em nove meses, até janeiro, "os empréstimos cresceram 3% para 4.600 milhões de euros", enquanto os depósitos de clientes aumentaram 24% para 3.700 milhões de euros.

A assembleia geral ordinária de acionistas do Bankinter aprovou a distribuição de dividendos proposta, o relatório de resultados de 2016 e a reeleição dos administradores Pedro Guerrero Guerrero, Rafael Mateu de Ros Cerezo, Marcelino Botín-Sanz de Sautuola y Fernando Masaveu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório