Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Direção-Geral do Tesouro vai leiloar 13 imóveis em Lisboa

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) vai promover um leilão de 13 prédios no centro de Lisboa, com um valor base de licitação de 7,6 milhões de euros, a realizar no dia 31 de março.

Direção-Geral do Tesouro vai leiloar 13 imóveis em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:52 - 17/03/17 por Lusa

Economia Leilão

O leilão integra o programa da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 27 de março a 02 de abril e que vai decorrer pela primeira vez no renovado cineteatro Capitólio.

De acordo com a organização da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, o leilão abrange "um lote de 13 prédios detidos pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) em Lisboa, com um valor base de licitação agregado de 7,6 milhões de euros".

"O retorno desta iniciativa será integralmente aplicado em investimentos de substituição de equipamentos médicos", indicou a organização do evento.

Os 13 imóveis que vão ser levados a leilão pela DGTF foram construídos na primeira metade do século XX e localizam-se nas freguesias da Misericórdia, São Vicente e Santa Maria Maior, na zona histórica de Lisboa.

"O maior dos imóveis tem uma área bruta de 1.612 metros quadrados e o mais pequeno 99 metros quadrados, correspondendo, este último, a um terreno com escombros do edifício que ruiu", referiu a organização da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Sobre os valores de licitação deste lote de 13 imóveis, o mais elevado é de 2,1 milhões de euros e o mais baixo é de 115 mil euros.

Dos 13 prédios, são três os edifícios que apresentam valores base de licitação superiores a um milhão de euros. "Dos restantes dez, apenas um está acima do patamar dos 500 mil euros", revelou a organização.

Na edição de 2016 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a DGTF promoveu uma hasta pública para alienação de 19 imóveis do Estado com um valor base de licitação agregado de 20,2 milhões de euros, mas apenas quatro foram arrematados.

Apesar de apenas quatro de 19 imóveis do Estado terem sido arrematados, a hasta pública resultou num encaixe de mais de 23 milhões de euros (23.440.600 euros), incluindo neste volume a venda do antigo Hospital da Marinha, arrematado por quase 18 milhões de euros (17.936.500 euros).

À semelhança das edições anteriores, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa de 2017 vai promover um ciclo de conferências, 'workshops', exposições, leilões, visitas guiadas a projetos, atividades para crianças e a entrega de prémios, incluindo a 5.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

As iniciativas do evento são de entrada livre, informou a organização, referindo que, além das atividades integradas na agenda da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, "o Capitólio acolherá um conjunto de empresas que se associam à iniciativa e que marcam presença no local de forma permanente".

Organizado pela revista Vida Imobiliária e pela imobiliária Promevi, a quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana tem o apoio da Câmara de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), assim como o apoio de várias empresas e instituições.

Segundo a organização, a terceira edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorreu em 2016, recebeu "cerca de 4.500 pessoas, num total de três dezenas de iniciativas, 120 intervenções e mais de 60 empresas envolvidas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório