Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Offshores: Aprovada audição de Centeno sobre transferências sem inspeção

O ministro das Finanças, Mário Centeno, vai ser ouvido no parlamento sobre o caso da transferência de quase 10.000 milhões de euros para 'offshore' sem tratamento pela Autoridade Tributária.

Offshores: Aprovada audição de Centeno sobre transferências sem inspeção
Notícias ao Minuto

12:58 - 15/03/17 por Lusa

Economia Parlamento

O requerimento para a audição do ministro das Finanças foi apresentado pelo PSD na semana passada e aprovado hoje por unanimidade na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, disse à agência Lusa fonte parlamentar.

Aquando da apresentação do requerimento, o deputado do PSD António Leitão Amaro afirmou que, com base nas audições de responsáveis da Autoridade Tributária "a grande maioria das declarações só poderiam ser fiscalizadas durante o atual Governo".

Leitão Amaro insistiu que "18 das 20 declarações só poderiam ser fiscalizadas pelo atual Governo".

Em causa estão os quase 10.000 milhões de euros que foram transferidos para 'offshore' entre 2011 e 2014 sem tratamento inspetivo da Autoridade Tributária (AT), embora os bancos tenham enviado essa informação ao Fisco, conforme prevê a lei.

Entre 2011 e 2015, enquanto Paulo Núncio era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, não foram publicadas as estatísticas da AT com os valores das transferências para 'offshore', uma publicação que passou a ser feita em 2010, por despacho do então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques (último governo de José Sócrates).

As estatísticas só voltaram a ser publicadas no Portal das Finanças por decisão do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, sendo que o Ministério das Finanças detetou que houve 20 declarações de Operações Transfronteiras (enviadas pelos bancos ao Fisco) que "não foram objeto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária".

Dadas as discrepâncias, Rocha Andrade solicitou uma auditoria à Inspeção-Geral de Finanças (IGF), que ainda está a analisar o caso.

Também o Ministério Público está a recolher elementos com vista a apurar se existem ou não procedimentos a desencadear.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório