Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Comissão da CGD "não pode ficar com o estigma das SMS"

José Pedro Aguiar-Branco foi a escolha do PSD para presidir à nova comissão de inquérito ao banco público pedida de forma potestativa pelos sociais-democratas e pelos centristas.

Comissão da CGD "não pode ficar com o estigma das SMS"
Notícias ao Minuto

17:22 - 14/03/17 por Andrea Pinto

Economia Aguiar-Branco

José Pedro Aguiar-Branco é o novo presidente da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD). 

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, o antigo ministro da Defesa Nacional disse que espera que esta nova comissão chegue “a boas conclusões para que a democracia saia dignificada”.

Questionado, mais uma vez, sobre a comissão se poder centrar na troca de mensagens entre Mário Centeno e o anterior presidente da Caixa, António Domingues, o social-democrata defendeu que essa questão “é redutora e fica inclusivamente aquém do que é o objeto desta comissão”. 

“Esta comissão está para além dos SMS. Será um elemento de prova dos factos que integram este objeto e da função nobre de apurarmos e fiscalizarmos a ação do Governo, a relacão do Governo com uma instituição pública e como se processou a nomeação”, disse.

Defendendo que Mário Centeno “é uma parte do objeto” desta comissão, Aguiar Branco defendeu ainda a “despartidarização” dos intervenientes no processo.

“Não só se aconselha a despartidarização como se exige isso. Quando estamos numa comissão de inquérito estamos numa função maior com poderes especiais que responsabilizam para lá do que é a nossa forçapartidária", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório