Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente do BCE pede que se facilite criação de empresas na zona euro

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, pediu hoje que se facilite a criação de empresas na zona euro para impulsionar o aumento da produtividade.

Presidente do BCE pede que se facilite criação de empresas na zona euro
Notícias ao Minuto

17:23 - 13/03/17 por Lusa

Economia Mario Draghi

Num discurso numa conferência sobre inovação em Frankfurt, Draghi disse que existem grandes diferenças entre países na própria zona euro e na comparação a nível global.

"Há uma demora, em média de 10 dias, para começar um novo negócio na zona euro, dependendo do país, pode levar entre quatro dias e quase um mês", disse o presidente do BCE.

Draghi afirmou que a Nova Zelândia é o país onde mais rapidamente se pode estabelecer um negócio, em menos de um dia.

Segundo o presidente do BCE, também existem barreiras nos processos de insolvência, que duram em média quase dois anos na zona euro, três vezes mais do que nos países com os melhores resultados.

"Por isso, apontamos firmemente a necessidade de realizar reformas estruturais dos processos reguladores e judiciais para impulsionar o dinamismo empresarial, assim como a necessidade de completar o mercado único", disse Draghi.

O presidente do BCE considerou ainda que o aumento da produtividade depende em grande parte da inovação e liderança empresarial.

"Um crescimento maior da produtividade é vital para salvaguardar o modelo económico da Europa de salários elevados e proteção social e para reduzir a sensação de insegurança económica, que prevalece neste momento em várias economias avançadas", considerou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório