Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal sai do grupo dos países com maior risco de bancarrota

A dívida soberana portuguesa saiu do grupo das dez economias com maior risco de incumprimento, depois de três anos consecutivos a integrar o top10, tendo dado o seu lugar ao Iraque.

Portugal sai do grupo dos países com maior risco de bancarrota
Notícias ao Minuto

14:25 - 21/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

No segundo trimestre de 2010 Portugal entrou para o grupo das dez economias com maior risco de incumprimento. Mas esta terça-feira a probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa com prazo de cinco anos baixou 22,6%, e o custo dos credit default swaps – uma espécie de seguro contra o risco de incumprimento - desceu para perto de 290 pontos base, segundo dados da CMA/S&P Capital IQ, citados pelo Expresso.

Estes números permitem que Portugal saia do top 10 das economias com maior probabilidade de entrarem em bancarrota. Ontem, Portugal ocupava o 10º lugar deste grupo com um risco de incumprimento de 22,83%, mas esta terça-feira deixou o lugar vago para o Iraque.

Contudo, a diferença dos níveis de risco do Iraque (22,73%) e de Portugal (22,6%) é pequena, o que pode levar a uma reviravolta já nos próximos dias.

Recorde-se que Portugal entrou para a lista das economias com maior risco de bancarrota no segundo trimestre de 2010 e chegou mesmo a ocupar o segundo lugar deste ranking no terceiro trimestre de 2011, data em que que foi intervencionado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório