Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O segredo do melhor fundo de capital de risco do mundo? A marijuana

Entre os 10 mil fundos seguidos pela consultora Prequin, destaca-se um grupo de investimento australiano graças à aposta ganha na droga leve mais popular do mundo.

O segredo do melhor fundo de capital de risco do mundo? A marijuana
Notícias ao Minuto

10:49 - 03/03/17 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Pode ainda ser um setor visto com maus olhos por uma parte significativa da população mundial, mas o cultivo e venda de cannabis para uso terapêutico criou uma indústria que valeu ao Tribeca Global Natural Resources o título de fundo de capital de risco com melhor desempenho em todo o mundo no ano de 2016. 

A volatilidade nos mercados internacionais e na economia europeia e norte-americana reduziu a capacidade de retirar dividendos dos investimentos comuns e por isso, a criatividade fez a diferença. 

Segundo a Bloomberg, o fundo australiano que surge no primeiro lugar entre os 10 mil grupos analisados pela consultora Prequin no 'Global Hedge Fund Report' conseguiu um retorno de 145% nos investimentos durante o ano passado, graças principalmente aos investimentos nos produtores de marijuana legalizados nos Estados Unidos. 

Pelo menos oito Estados dos EUA já autorizam o uso recreativo de cannabis e cerca de metade do território norte-americano permite o uso terapêutico através de recomendação médica; mesmo com a ascensão de Trump e uma maioria republicana no Senado, a tendência não parece ser de recuo nas atuais regras e há mais Estados a preparar leis de enquadramento para o uso de marijuana. 

A aposta no mercado do salmão também foi ganha, graças a uma epidemia de piolhos que reduziu a produção na Noruega e no Chile e aumentou os preços. Contas feitas, o fundo Tribeca Global Natural Resources passou de um valor inferior a 90 milhões de euros em investimentos para um valor total de quase 190 milhões de euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório