Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Aprovado investimento de 37,4 milhões de euros em novos medicamentos

A minuta do contrato de investimento de 37,4 milhões de euros da Bial para desenvolver novos medicamentos nas áreas dos sistemas nervoso central e cardiovascular foi hoje aprovada e publicada em Diário da República.

Aprovado investimento de 37,4 milhões de euros em novos medicamentos
Notícias ao Minuto

10:57 - 27/02/17 por Lusa

Economia Bial

"Considera-se que o projeto reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros previstos para os grandes projetos de investimento", afirma o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no despacho hoje publicado.

O Governo considerou que o investimento de 37,4 milhões de euros da Bial vai contribuir para gerar novas oportunidades de emprego, através da criação, até ao final de 2019, de 11 postos de trabalho diretos e permanentes, bem como a manutenção dos atuais 269 postos.

Também se prevê a afetação, pela BIAL, de um número mínimo de 48 postos de trabalho diretos e permanentes, dos quais cinco correspondentes à criação de novos postos de trabalho qualificados, e, ainda, a afetação à atividade de investigação e desenvolvimento (I&D), até ao final de 2024, de 110 postos de trabalho permanentes.

O projeto da Bial pretende, através de estudos não-clínicos e clínicos, identificar o potencial terapêutico de novos compostos nas áreas dos sistemas nervoso central e cardiovascular, de forma a determinar os seus efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e clínicos, e a avaliar o seu perfil de segurança e de eficácia.

"Os objetivos do Projeto são a obtenção de informações sobre a atividade farmacológica e de segurança através de estudos 'in vitro e in vivo', e a confirmação da tolerabilidade, da segurança e da eficácia dos compostos em estudos clínicos", lê-se no preâmbulo da minuta.

O contrato da Bial vai ser assinado entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em representação do Estado Português, a BIAL SGPS e a BIAL - Portela.

A concessão de incentivos financeiros à Bial justifica-se também, segundo o Governo, por contribuir para uma melhoria da balança comercial e tecnológica de Portugal, não só através da venda direta dos novos medicamentos no mercado externo, como também, da possibilidade de licenciamento a empresas estrangeiras do know-how da BIAL - Portela.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório