Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

China expulsa dos seguros quarta maior fortuna do país por 10 anos

A Comissão Reguladora de Seguradoras da China expulsou da indústria por dez anos Yao Zhenhua, quarta maior fortuna do país, por cometer irregularidades na compra de ações do gigante imobiliário Vanke, informa hoje a imprensa oficial.

China expulsa dos seguros quarta maior fortuna do país por 10 anos
Notícias ao Minuto

06:21 - 25/02/17 por Lusa

Economia Regulador

Yao, fundador do conglomerado financeiro Baoneng, facultou informação falsa para ser autorizado a aumentar o capital da sua filial seguradora Foresea Life, uma operação com a qual financiou a aquisição de títulos da Vanke, segundo a imprensa oficial chinesa.

Após uma investigação, o regulador chinês concluiu que a Foresea Life não utilizou fundos dos seus acionistas, como afirmado na altura, para o aumento de capital de novembro de 2015 que permitiu que se torna-se no sócio maioritário na Vanke e desencadeou uma luta pelo controlo da imobiliária.

A comissão responsabilizou diretamente Yao por essa informação errónea, decidindo retirá-lo da presidência da Foresea Life e proibiu-o de participar no setor dos seguros durante a próxima década.

O regulador dos seguros da China anunciou também que, a partir de agora, irá oferecer aconselhamento para "melhorar" a gestão da Foresea Life, uma empresa que já puniu, em dezembro, pela sua implicação na disputa pelo controlo da Vanke.

A suspensão da indústria seguradora trava a ascensão no mundo empresarial chinês de Yao Zhenhua, um empresário praticamente desconhecido até há pouco mais de um ano e que, no espaço de meses, ascendeu à quarta posição da lista dos mais ricos, publicada pela Hurun, equivalente chinês da Forbes.

Além disso, encerra-se mais um capítulo no caso Vanke, uma longa disputa que implica várias das maiores imobiliárias chinesas e que aparentemente ter-se-á resolvido no passado mês de janeiro com a entrada no capital da empresa do grupo estatal Shenzhen Metro Group que ficou como segundo maior acionista.

A batalha pelo controlo desta empresa, a maior empresa de imobiliário residencial na China, teve início no final de 2015, quando a Baoneng se tornou no principal acionista, apesar da oposição do fundador da imobiliária, o magnata Wang Shi.

Para comprar as ações da Vanke, a Baoneng fez com que a Foresea Life pedisse um crédito equivalente ao dobro do seu capital, decisão que motivou a investigação da Comissão Reguladora de Seguradoras e resultou agora na sanção imposta a Yao.

A equipa de gestão da imobiliária tentou travar a manobra da Baoneng por diversas ocasiões e, em janeiro, conseguiu finalmente a esperada entrada no universo de acionistas da Shenzhen Metro Group, a firma que opera a rede de metro da cidade chinesa de Shenzhen, em substituição do conglomerado estatal China Resources.

Assim, a Vanke espera obter acesso à edificação de terrenos disponíveis junto às novas linhas de suburbano de Shenzhen, a cidade onde tem a sua sede, de modo a garantir a sua futura viabilidade.

Os reguladores da China também estão a analisar a compra de títulos da Vanke efetuadas pela imobiliária Evergrande, no final do ano passado, que lhe permitiu converter-se na terceira maior acionista, seguindo métodos similares aos da Baoneng e também através de uma filial seguradora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório