Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais horas de trabalho não aumentam produtividade

O Governo de Pedro Passos Coelho vai aumentar o número de horas de trabalho na Função Pública, uma medida que vai integrar o Orçamento Rectificativo e, por isso, deverá ser aplicada ainda este ano. No entanto, o curioso desta medida é que um estudo do próprio Executivo, levado a cabo este ano, revela que não há uma relação directa entre o aumento do número de horas de trabalho e o aumento da produtividade dos trabalhadores, escreve esta segunda-feira o Diário Económico.

Mais horas de trabalho não aumentam produtividade
Notícias ao Minuto

09:44 - 20/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Passos Coelho anunciou no passado dia 3 de Maio que vai aumentar o horário de trabalho da Função Pública de 35 para 40 horas semanais. A medida faz parte do Orçamento Rectificativo, o que significa que será aplicada ainda este ano. Até aqui nada de novo. O curioso é que um estudo realizado pelo próprio Executivo defendia, há uns meses atrás, que não existe qualquer relação entre o aumento do número de horas de trabalho e o aumento da produtividade dos trabalhadores.

De acordo com o Diário Económico, o documento realizado pela Direcção Geral da Administração e do Emprego Público revela que existem países onde se trabalha menos horas do que em Portugal, mas onde o nível de produtividade é maior, como é o caso da Alemanha.

O estudo concluiu também que os países que têm um maior número de feriados e de dias de férias são aqueles que apresentam uma maior produtividade por parte dos seus trabalhadores. “O número de horas trabalhadas é apenas uma variável em todo o processo produtivo e somente a articulação saudável entre as variáveis de produção (qualificações, horas trabalhadas, motivação, identificação pessoal com os objectivos organizacionais, entre outros), e os modelos de organização de trabalho existentes poderá determinar melhorias na produtividade”, pode ler-se no documento a que o Diário Económico teve acesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório