Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Mundial financia projeto sobre estatística em Angola

O Banco Mundial vai financiar com 62 milhões de dólares (59 milhões de euros) um projeto sobre estatística em Angola, conforme previsto num acordo com o Governo angolano, aprovado por despacho presidencial a que a Lusa teve hoje acesso.

Banco Mundial financia projeto sobre estatística em Angola
Notícias ao Minuto

16:42 - 23/02/17 por Lusa

Economia África

Assinado pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o documento, de janeiro, justifica o acordo com a necessidade de "garantir a continuidade e concretização do programa do Executivo", em termos de "fontes de financiamento para execução de programas de investimento público".

O despacho não adianta mais informação sobre este financiamento, para "cobertura do projeto de Estatística de Angola". Contudo, um documento do Banco Mundial, consultado pela Lusa, refere que o objetivo é "reforçar a capacidade" do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano, nomeadamente para melhorar a produção estatística e as práticas de divulgação de informação.

O projeto está dividido em três componentes, a começar pela reforma da capacidade institucional, apoiando a transformação do INE "num moderno fornecedor de estatística".

A segunda componente visa a produção e disseminação de dados e envolve a criação de uma "moderna infraestrutura de monitorização estatística da produção agrícola e do bem-estar da população", avançando ainda uma "atualização completa das contas nacionais".

A terceira componente envolve a gestão do projeto, que será apoiado por consultores internacionais, segundo o Banco Mundial.

O INE de Angola já produz mensalmente o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), sobre a evolução da inflação, o Índice de Preços Grossista mensal, o Boletim do Produto Interno Trimestral e relatórios estatísticos anuais e trimestrais sobre a evolução do comércio externo, entre outros estudos.

Aquele instituto público angolano conduziu ainda em 2014 o recenseamento da população e habitação em Angola, o primeiro do género desde a independência do país, em 1975, e cujos dados finais foram revelados quase dois anos depois.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório