Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Aumento do salário mínimo em Portugal é "evolução positiva"

A comissária europeia responsável pelo Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen, considerou hoje que o aumento do salário mínimo em Portugal é "uma evolução positiva", pois permite fazer face aos níveis ainda elevados de pobreza entre os trabalhadores.

Aumento do salário mínimo em Portugal é "evolução positiva"
Notícias ao Minuto

13:16 - 22/02/17 por Lusa

Economia Marianne Thyssen

Na conferência de imprensa de apresentação da análise anual da Comissão Europeia à situação económica e social em cada Estado-membro, Thyssen, questionada sobre a evolução do salário mínimo em Portugal, observou que "o último aumento" -- em 01 de janeiro passado, de 530 para 557 euros -- "ainda não está totalmente refletido nestes relatórios", mas à partida é visto como positivo por Bruxelas.

"O que podemos ver e esperar é que (o aumento do salário mínimo) ajudará a enfrentar a pobreza entre trabalhadores, que ainda é elevada em Portugal, pelo que é uma evolução positiva, que vamos monitorizar", declarou.

Na sua análise hoje publicada, a Comissão Europeia considera que, no domínio do mercado de trabalho, "houve progressos limitados" quanto à recomendação de manter a evolução do salário mínimo "em níveis que promovam o emprego e a competitividade", mas sublinha que "até agora" os riscos que se colocam ao emprego "ainda não se materializaram".

No programa de Governo, está previsto que o salário mínimo em Portugal chegue, de forma faseada, aos 600 euros mensais durante a presente legislatura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório