Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ritmo de crescimento económico na zona euro em máximo de 6 anos

O ritmo de crescimento económico na zona euro "melhorou intensamente" em fevereiro, até ao valor máximo em seis anos, e a criação de emprego foi a maior observada nos últimos nove anos, segundo uma estimativa hoje divulgada pela Markit.

Ritmo de crescimento económico na zona euro em máximo de 6 anos
Notícias ao Minuto

11:26 - 21/02/17 por Lusa

Economia Markit

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro em fevereiro subiu para 56 pontos, o valor mais alto desde abril de 2011 e contra 54,4 pontos em janeiro.

Um PMI acima dos 50 pontos indica que a economia da zona euro continua a crescer.

O crescimento económico acelerou tanto no setor industrial como no dos serviços a um ritmo que não era observado desde o início de 2011, apesar de a Markit sublinhar que o setor industrial teve uma expansão mais rápida este mês.

O relatório sublinha que as empresas contrataram pessoal a um ritmo mais acelerado, fazendo com que a criação de emprego se tenha situado em fevereiro num valor máximo em nove anos e meio.

A Markit indica que também se observou o acréscimo de novas encomendas, em geral um máximo desde abril de 2011, já que receberam um estímulo adicional do crescente nível de exportações que também atingiram máximos dos últimos seis anos graças ao aumento da procura e da depreciação do euro.

A estes fatores somam-se "a melhoria do otimismo das empresas em relação aos próximos doze meses, fazendo com que o crescimento possa ser ainda maior" no próximo ano.

As pressões inflacionistas continuaram a intensificar-se porque os preços pagos pelas empresas alcançaram máximos desde maio de 2011.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório